logo_escrito_padrao_sem_fundo

A EFD-Reinf é uma obrigação fiscal que contempla todas as retenções das notas fiscais de prestação e aquisição de serviços — operações que não tenham relação de trabalho com o contribuinte.

Neste artigo, além de entender em profundidade o que é a EFD-Reinf, você vai ver quais são os prazos para adequação da sua empresa e muito mais. Confira!

O que é EFD-Reinf?

A EFD-Reinf é a Escrituração Digital das Retenções e Outras Informações da Contribuição Previdenciária Substituídas.

Também podemos afirmar que ela é uma obrigação complementar ao e-Social, inserida no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Ela abrange todas as retenções do contribuinte sem relação com o trabalho.

A EFD-Reinf trará informações sobre serviços prestados por pessoas jurídicas, cooperativas, além de informações sobre patrocínios a associações desportivas e pagamentos que não são provenientes de remuneração (aluguel, por exemplo).

O sistema inclui todas as operações relacionados aos serviços tomados ou prestados pela empresa contribuinte, os patrocínios e eventos desportivos recebidos e repassados às associações desportivas que mantém time de futebol profissional, empresas optantes pela desoneração da folha de pagamento, e aquelas que contratam prestação de serviços por cessão de mão de obra ou empreitada.

Quais são os prazos da EFD-Reinf?

Desde maio de 2018, a EFD-Reinf vem sendo inserida gradualmente na rotina das empresas. O calendário específico ficou assim:

Quais dados devem ser fornecidos por intermédio da EFD-Reinf?

Na prática, os dados a serem entregues via EFD-Reinf, são aqueles vinculados:

às entidades promotoras de eventos que envolvam associações desportivas.

Quais empresas devem se adequar à EFD-Reinf?

Basicamente, deverão enviar informações via EFD-Reinf:

Como você viu, a escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras Informações Fiscais – EFD-REINF é a nova modalidade de entrega de informações para o Sped (Receita Federal), como complemento do projeto e-Social, abrangendo as retenções que não têm relação com a remuneração da folha de pagamento.

Sua empresa está preparada para a EFD-Reinf? Gostou das informações que trouxemos neste artigo? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Necessita de ajuda?