logo_escrito_padrao_sem_fundo

O eSocial vem rodando a todo vapor e agora todas as empresas precisam pensar na preparação da 5a e última fase do eSocial que trata dos dados da Saúde e Segurança do Trabalhador – SST.

Sobre isso vamos conversar ao longo deste artigo. Continue lendo para ver o que é preciso fazer para adaptar a sua empresa e evitar problemas.

Cronograma de adaptação das rotinas de Saúde e Segurança do Trabalho – SST

A partir de julho de 2019 começam as entregas relacionadas ao SST. O cronograma ficou assim:

Vale também ressaltar que a não adequação às regras e rotinas impostas pelo eSocial acarreta em consequências para as empresas e para os trabalhadores, tais como: bloqueio da concessão da remuneração e benefícios previdenciários; autuações retroativas ao início do eSocial; inseguranças jurídicas, como processos trabalhistas; multas (com o não cumprimento da NR 28, por exemplo), penalidades, inspeções in loco e multas.

Como ficam os dados de SST com o eSocial

A legislação determina que toda empresa que admite trabalhadores regidos pela CLT deve implementar programas que assegurem a saúde, como o PPRA e o PCMSO. Conforme o risco, podem haver outros como o PCMAT, LTCAT e PCA.

Alguns dados do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) estarão presentes no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que será online e enviado através dos eventos.

Eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) no eSocial

Dentro do sistema do eSocial, são seis eventos relacionados ao SST:

Prepare-se com o módulo Medicina e Segurança do Trabalho do Protheus

As empresas que já contam com o Protheus, podem tornar esses registros e envios ao eSocial mais simples e seguros de serem realizados.

Elas contam com a possibilidade de implementar o módulo de medicina e segurança do trabalho onde podem manter as informações sempre atualizadas e realizar os envios de maneira padronizada.  

Para implementar as rotinas e personalizá-las conforme os processos internos da empresa, uma boa opção é contratar uma consultoria especializada no ERP Protheus.

Com profissionais preparados para a implementação e as personalizações necessárias, uma boa consultoria pode tornar tudo mais ágil e seguro. Além disso, o custo-benefício envolvido também é um destaque.

Em vez de se preocupar em atrasar o cronograma e acabar perdendo os prazos do eSocial, a empresa que contrata uma consultoria especializada pode ganhar tempo e garantir que a implementação será realizada de maneira segura e eficaz.

Que tal, sua empresa está preparada para o eSocial no que diz respeito à saúde e segurança do trabalhador? Para se aprofundar um pouco mais, baixe agora o e-book  “Medicina e Segurança do Trabalho no Protheus”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Necessita de ajuda?