logo_escrito_padrao_sem_fundo

O Bloco K terá diversos impactos nas empresas. Aquelas que já contam com o Protheus, ERP da Totvs também vão sentir esses impactos, ainda que essa solução, se bem adaptada, possa reduzi-los significativamente.

Neste artigo, vamos conversar sobre três desses impactos e também refletir sobre como lidar com eles. Continue lendo para entender!

Impactos do Bloco K – 1: Controle do consumo do insumo

O Bloco K intensifica a exigência para que as indústrias tenham controle de estoque e utilização dos insumos.

Outro ponto importante a se saber é que, no Bloco K, não serão escrituradas as movimentações de ajuste de estoque (ditos ajustes de inventário), movimentações de consumo interno de insumos não apropriados a ordens de produção.

Por regra, essas movimentações devem ser escrituradas em outro bloco — é preciso emitir nota fiscal para tais saídas.

2: Perda padrão

É também solicitado ao contribuinte a informação dos coeficientes de utilização dos insumos para o produto produzido, com percentual de perda.

Caso durante o processo de produção aconteçam perdas ou consumo superior ao previsto na estrutura do produto que exceda o percentual de perda, a fiscalização deverá “entender” o que é ou não razoável.

3: Controle do estoque e equívocos comuns

Outro ponto importante é que, com as informações disponibilizadas, o Fisco terá condições de ter um controle de estoque em paralelo ao da empresa.

Assim, alguns equívocos comuns passarão a gerar exposição da empresa com o Bloco K:

Enfim, tudo isso precisa ser devidamente cuidado. E esse cuidado deve ser previsto tanto na adaptação do Protheus (customizações, se necessário) quanto na rotina de trabalho dos profissionais que vão alimentar o sistema.

Por isso, cabe analisar os processos e procedimentos da empresa que estão sendo realizados e, caso necessário, a proposição de ajustes para evitar que a malha fina do Fisco acabe detectando incoerências, e gerando multas.

Sua empresa já está preparada para o Bloco K? Baixe agora o e-book BLOCO K: Última Chamada! para se aprofundar ainda mais nesse assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Necessita de ajuda?