logo_escrito_padrao_sem_fundo

O Bloco K é a versão digital do livro de registro de controle de produção e estoque, ou seja, é parte integrante do SPED. Todas as empresas industriais ou equiparadas à indústria, enquadradas no lucro presumido ou lucro real, precisarão entregá-lo periodicamente.

Sua empresa já está se adequando a essa nova exigência? Confira, a seguir, algumas dicas de adaptação que podem ser bastante úteis!

Afinal, o que é o Bloco K?

O Bloco K é a versão digital do livro de registro de controle de produção e estoque, ou seja, é parte integrante do SPED. Todas as empresas industriais ou equiparadas à indústria, enquadradas no lucro presumido ou lucro real, precisarão entregá-lo.

O Bloco K requer uma série de atividades das empresas. Para início de tudo, é necessário analisar e planejar detalhadamente a adequação dos seus processos de gestão da produção às exigências do Fisco, seguindo mais ou menos os passos abaixo:

Essa obrigação só não atinge as empresas enquadradas no regime Simples Nacional.

O que muda com o Bloco K na rotina do seu negócio?

Com o Bloco K  o controle de estoque e produção das empresas vai se tornar bem mais rigoroso do que antes. Qualquer erro ou inconformidade, principalmente em valores, poderá ser considerado indício de sonegação, acarretando multas e sanções dos órgãos governamentais de fiscalização.

No Bloco K, deverão ser repassadas todas as informações de movimentação de estoque, em andamento ou acabados, estoque final, matéria prima consumida, lista de materiais padrões utilizados na produção e industrialização realizada por terceiros.

Se a empresa já tem o Protheus, como se adequar?

A modernização das relações entre o governo e as empresas tornou fundamental a utilização de um sistema integrado de gestão empresarial (ERP). Com o Bloco K, é importante que o sistema conte com um PCP que integre todos os processos e gere o arquivo do Bloco K do SPED Fiscal no layout especificado pela Receita Federal.

Além desta integração, um bom sistema gera os arquivos a serem entregues à receita no layout correto, acelerando o processo. São tantas informações cruzadas que é praticamente impossível entregar o Bloco K sem um sistema adequado.

Se você já conta com o Protheus, você sabe que o ERP da Totvs é o ideal para isso. Agora, você precisa tê-lo atualizado e devidamente adaptado para as particularidades da sua empresa.

Como a Solutio IT pode ajudá-lo na adequação do Protheus ao Bloco K?

Além de auxiliá-lo a atualizar o sistema e deixá-lo íntegro para o envio do Bloco K corretamente, a equipe de consultoria da Solutio IT pode ajudar a preparar os processos internos e treinar sua equipe.

Nós atuamos com consultoria de processos (analisamos falhas de movimentação para corrigi-las, por exemplo) e atualização do sistema (pacote disponibilizado pela totvs precisa ficar compatível).

Que tal, sua empresa já está preparada para o Bloco K? Fale conosco e veja como podemos ajudá-lo a fazer uma adaptação rápida e eficiente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Necessita de ajuda?