Montar uma estratégia de Pricing no Protheus, ERP da TOTVS, é uma tarefa um tanto quanto complexa. Não significa que tenha que ser complicada. Há meios de fazer isso, especialmente se você contar com uma consultoria especializada no assunto.
Um erro comum é a utilização dessa solução como sendo genérica, ou seja, como se ela atendesse de maneira igual a todo tipo de empresa. É preciso fazer adaptações técnicas, de programação, para que a estratégia de precificação atenda aos objetivos estratégicos do negócio. Dessa forma, é possível usar a tecnologia para potencializar resultados, evitar o mascaramento de valores que podem impactar na lucratividade do negócio.
Sobre isso vamos conversar neste artigo. Continue lendo para entender por que é importante pensar na precificação a partir do seu ERP e onde buscar ajuda!
A ligação entre a estratégia de Pricing e o ERP da empresa
Toda empresa bem estruturada conta com um software integrado de gestão empresarial. Essa solução ajuda a administrar o negócio de uma maneira panorâmica, ou seja, integrada e com sequências lógicas de atividades/processos.
Esse tipo de sistema também é fundamental para tornar a gestão mais orientada a dados. Isso quer dizer que todas os planos de ação e todas as decisões são amparadas por informações sempre atualizadas, sempre fiéis ao que realmente acontece na operação.
A grande questão da precificação dentro dos sistemas integrados de gestão empresarial é que diferentes negócios têm regras de precificação diferentes, o que normalmente exige dos ERP´s uma grande flexibilidade nas rotinas de formação de preço de venda. É dizer: não dá para usar o mesmo ERP de maneira genérica para todos os tipos de empresas quando o assunto é colocar uma estratégia de Pricing em prática.
Outro detalhe, é que a formação de preços de venda, envolve todo o processo da empresa, desde a formação do custo de aquisição das mercadorias ou matérias-primas, agregação de custos e de despesas indiretas etc.
O que fazer para garantir uma boa estratégia de Pricing no Protheus
A melhor escolha, portanto é encontrar uma solução de fácil adaptação (customização). É o caso do PROTHEUS da Totvs. Esse ERP que é reconhecido como um dos melhores no mercado brasileiro possui uma excelente capacidade de adaptação, o que possibilita uma alta gama de possibilidades de configurar a melhor forma de precificar o seu produto e/ou serviço.
Aqui na Solutio IT, nós aplicamos as melhores práticas de programação e minimizamos o volume de personalizações para que a estratégia de Pricing (entre outras) de nossos clientes seja bem-sucedida. Nós colocamos à disposição de nossos clientes analistas e programadores com mais de 15 anos de experiência na ferramenta e constantemente atualizados nas novas funcionalidades do sistema.
Dessa forma, conseguimos criar rotinas e funcionalidades que façam com que a estratégia de precificação de nossos clientes seja abrangente, ou seja, contemple todas as unidades de negócio, considere as várias regiões em que suas empresas atuam (inclusive considerando os diferentes tipos de tributação, por exemplo).
Você já conta com uma boa estratégia de Pricing no Protheus? O que achou da reflexão que trouxemos neste artigo? Se precisar de ajuda, fale conosco!