O eSocial, um projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED) que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país, chegou a seu ponto crítico para os pequenos e médios empresários brasileiros: organizações com faturamento de até 78 milhões deverão se adequar a ele até o final de agosto.

O eSocial é um projeto, contudo, não são todas as empresas que o estão tratando como tal. Eis o desafio: identificar os processos internos e seus reflexos juntos às exigências legais relacionadas ao eSocial.

Confira, a seguir, algumas indicações para lidar com esse dilema da maneira menos “traumática” possível no seu negócio — ou seja, correndo contra o tempo, mas sem desespero!

Mapeamento de procedimentos e implantação de novos processos

A essa altura, é importante que a empresa já tenha mapeado os procedimentos exigidos pelo eSocial, pois já é hora de implantar os processos e começar a colocá-los em prática. Eles não são simples, é verdade. São carregados de modificações culturais, uma vez que há padrões a serem seguidos para que o envio das informações atenda à plataforma governamental.

Na prática, todos as rotinas burocráticas do RH são afetadas pelo eSocial. Da admissão de funcionários à concessão de férias, passando pela apuração de registro de ponto, alterações cadastrais e contratuais, segurança no trabalho, medicina ocupacional, entre outras.

Engajamento das lideranças

Como sabemos, o trabalho de adequação ao eSocial vai além das atividades do RH, perpassa também o trabalho dos gestores dos departamentos da empresa. Portanto, as lideranças devem conhecer as modificações e se comprometer com elas.

O eSocial também não tem a ver apenas com a tecnologia, apesar de que ela é muito importante, como veremos no próximo tópico. Está bastante ligado à agilidade dos profissionais da área administrativa para informar as obrigações — alterações de contratos de trabalho, entre outros exemplos.

Adequação das ferramentas tecnológicas

No que tange à tecnologia, o eSocial exige adequações que impactam na racionalização dos custos e, para muitas Pme’s, é uma “obrigação” da implementação de uma cultura de automação que até então não existia, ou tinha pouca especificidade.

As empresas que contam com o Protheus, da TOTVS, podem lidar com esse desafio com menos desespero, uma vez que essa que é uma das melhores soluções de ERP do mercado vem sendo adaptada para atender ao eSocial.

Se os gestores já contam com essa solução e estão realizando as modificações adequadas, não têm com o que se preocupar. Os que ainda não o fizeram, como já dissemos, precisam agilizar tudo até o dia 31 de agosto.

No próximo capítulo, entenda como a solução TOTVS Automação Fiscal (TAF) pode auxiliar no processo de consolidação das informações fiscais para atendimento ao eSocial!

Que tal, sua empresa já está preparada para o eSocial? Se precisar de ajuda, conte com a gente. Faça contato conosco!

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