Uma estratégia de Pricing é um processo pelo qual a empresa define o preço de venda de seus produtos e/ou serviços. Nela são considerados os custos, os objetivos de lucratividade e o valor percebido em comparação com a concorrência.
Em suma, estamos falando de diferentes métodos de precificação, que colocam diferentes graus de ênfase na seleção, estimativa e avaliação de custos, análise comparativa e situação do mercado.
Sobre isso vamos refletir neste artigo. Continue lendo para entender em profundidade o que é Pricing e por que sua empresas deve tratá-lo como algo estratégico!
Por que uma estratégia de Pricing é importante?
Pricing é um termo típico importado do marketing estadunidense. Ele é o processo de colocar preços, automaticamente ou manualmente, aos pedidos de vendas e compras, tanto no varejo ou atacado, baseado em fatores tais como: quantia fixa, diferença por quantidades (vendidas ou compradas), campanhas de promoção ou vendas, orçamento considerado por representante, preço prevalecente por direitos ou por índices, data da fatura, ou do envio, combinação de múltiplas compras ou linhas e muitos outros fatores.
Enquanto estratégia, o Pricing é um dos quatro “P”s do Marketing Mix. Os outros três são:
Product (produto);
Promotion (promoção);
“Place” (ponto/ local de venda).
Pricing é uma variável controlada na teoria dos preços da microeconomia. É também o único elemento entre os quatro Ps do marketing que gera rendimento; os outros três geram custos.
Uma boa estratégia de Pricing (estratégia de precificação) ajuda as empresas a obterem excelentes benefícios, crescer em um ritmo constante e manter uma boa margem de lucro.
Quando se estabelece uma estratégia de precificação com base no valor que o cliente obtém, deixa-se de lado a maneira tradicional de avaliar os preços de venda de um produto e/ou serviço: basear-se unicamente no custo.
Logo, não dá para pensar em uma estratégia de Pricing sem considerarmos uma mudança cultural — é importante lembrarmos que até o final dos anos 1990, era impossível pensar em precificação no Brasil sem levar em consideração a inflação galopante; hoje, com o Plano Real estabilizado, esse já não é mais um problema. Logo, considerar também o valor agregado — e percebido pelo mercado — na hora de precificar é fundamental.
O que considerar para iniciar uma estratégia de Pricing?
Para começar, é importante ter em mente que uma estratégia abrangente de preços é composta de muitas camadas, criando uma base para a fixação de preços que minimiza a erosão e maximiza os lucros ao longo do tempo.
Essas camadas se combinam para formar uma pirâmide estratégica de preços. A criação de valor constitui a base da pirâmide. Um profundo entendimento de como os produtos e serviços criam valor para os clientes é a entrada principal para o desenvolvimento de uma estrutura de preços que determina como suas ofertas devem ser precificadas.
Confira, na figura abaixo:
Quer entender melhor como montar uma estratégia de Pricing? Baixe agora mesmo nosso e-book e entenda o passo a passo, e confira os erros mais comuns que sua empresa não pode cometer. Aproveite, é grátis!