O ERP Protheus é hoje considerado o melhor software integrado de gestão empresarial do Brasil. E ele já é exportado para outros países.

Contar com essa solução é garantia de integração de processos e departamentos, excelente performance produtiva da equipe, gestão estratégica, entre outros benefícios.

Contudo, algumas empresas, em algum momento, sentem que o ERP da Totvs está deixando a desejar. Os usuários começam a reclamar de lentidão e, nos casos mais extremos, podem até se tornar menos produtivo, o que acarreta até em redução da lucratividade do negócio.

Neste artigo, vamos ajudá-lo a refletir sobre as principais causas que levam a este problema. Continue lendo para entender!

A importância das atualizações para evitar lentidão no ERP Protheus

Para seguir relevante e inovador, o Protheus recebe atualizações constantes liberadas pelo time de tecnologia da Totvs.

Atualmente, o sistema está na versão 12 e é bastante versátil e flexível — o que significa que, além de ser adequado a empresas dos mais variados tamanhos e segmentos, ainda é customizável e personalizável.

Manter o Protheus sempre atualizado, em sua última versão e com os releases liberados pela Totvs frequentemente, é fundamental. Isso porque as atualizações trazem novas informações tributárias, legislativas e até implementação de novos processos. Sem isso, é impossível manter a eficiência organizacional.

Outro ponto importante a pensarmos quando o assunto é a atualização do Protheus é a segurança da informação.

A Totvs está sempre acompanhando as atualizações fiscais e legais; também está sempre trabalhando para manter as vulnerabilidades do sistema em nível mínimo. Isso significa que as empresas que fazem atualizações estão sempre com a certeza da proteção de seus dados.

Vale também ressaltar que antigamente as atualizações do Protheus tinham um calendário fixo. Hoje não é mais assim. A qualquer momento, a Totvs pode liberar uma nova versão ou um release (atualização dentro da última versão) que traz novidades e torna o sistema mais eficiente, ágil e seguro.

Principais causas da lentidão no ERP Protheus

Confira, a seguir, quais são os principais motivos que fazem com que o ERP da Totvs comece a apresentar baixa performance e até lentidão.

Aumento do banco de dados

Rotinas personalizadas desenvolvidas quando ainda existiam poucos registros nas tabelas, sem o uso de comando adequados a trabalhos com grandes volumes de dados.

Rotinas desatualizadas

A falta de atualização do sistema acaba disponibilizando ao usuário rotinas que já foram reescritas focando a melhoria de performance; ou, ainda, foram desenvolvidas novas rotinas e configurações para o uso com grandes volumes de dados.

Bancos de dados sem manutenção

A manutenção incompleta do banco de dados, ou mesmo até a falta disso, pode ocasionar perda de performance.

Configurações e parametrizações

Com a evolução do sistema, novas configurações e parâmetros são geradas pela Totvs para ganho de performance, porém, acabam não sendo utilizados.

O ERP Protheus está apresentando lentidão na operação da sua empresa? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a resolver esse problema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Necessita de ajuda?